a essência do yoga

Convidados

Tainá Maitri
DANÇA INDIANA - ODISSI
Tracejdo Bolinha

Tainá é uma exploradora do mundo e de si mesma, dançarina desde os 4 anos, iniciou-se  em ballet clássico, no qual se manteve estudante por 9 anos. Foi em 2010, quando fez sua primeira viagem a Índia, que ela conheceu e começou sua jornada com o Odissi, ficando 4 anos na Índia para se  especializando em algumas das mais renomadas escolas de Odissi da Índia, tais como Srjan e Konark Natya Mandap. Estudou com renomados Gurus como Sujata Mohapatra e Sharon Lowen.

Representa o Brasil em festivais de Odissi, em Bhubaneswar tais como, Festival Internacional de Odissi e o Festival das Devadasis. E se apresenta regularmente em templos na cidade sagrada de Vrindavana na Ìndia.

Sobre Odissi – Dança Clássica da Orissa

O Odissi é um estilo de dança clássica milenar Indiana de origem templária ritualística, manifestada para adoração ao Senhor Jagannatha, personalidade de Universal de Deus, na filosofia Hindu. A Dança como expressão, arte-poesia, era oferecida a Ele como parte dos rituais antigos deste templo, essa forma antiga de dança se manteve até os dias de hoje atráves das impressões que foram esculpidas nos principais templos da Orissa, região na qual deu origem ao culto de Jagannath.

Suas coreografias de louvação ao sagrado e comunhão das energias femininas e masculinas, através das bençãos de Shiva e Parvati.

Sua execução engrandece e purifica a mente e o espirito de quem executa a dança, e aqueles que assistem a sua execução. O Odissi, como todas as outras danças clássicas indianas, possuem fundamento nos Sastras, escrituras védicas destinas a instruir a sociedade de forma organizada no processo de ascensão espiritual, através das aptidões e qualidades de cada ser.

A dança se desenvolve de maneira a mostrar o caráter das personalidades divinas, sua beleza, personalidade, glorificações, histórias e ensinamentos. A dança se desenvolve com o oferecer do seu Ser ao propósito de buscar a elevação atráves da dança, e desenvolve desde aspectos fisicos até os aspectos mais elevados que buscam alcançar Moksha, liberação e no estágio mais elevado, Abhinaya, se alcança devoção, Bhakti Yoga.

Tracejdo Bolinha