a essência do yoga

Convidados

Andre Prudente
ENEAGRAMA
Tracejdo Bolinha

André Prudente é um adulto com alma de criança, que adora se reinventar para ser feliz. Psicólogo de formação, mas educador de coração tem como propósito de vida ajudar a construir uma educação e um modo de vida sustentável que favoreça a plena expressão do Ser. É pai engenhoqueiro, bioconstrutor de brinquedos, ludoterapeuta e mestre em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). É um dos criadores do projeto Do Ventre à Vida, atua como psicoterapeuta de crianças e adultos, como professor de Eneagrama e consultor em cuidado integral com a infância; é membro e conselheiro da Associação Brasileira do Eneagrama (IEA Brasil) e pesquisador de novas aplicações do Eneagrama, especialmente o seu uso com crianças; é criador da coleção “Nove Estrelas na Terra” (nove histórias infantis inspiradas no Eneagrama) e co-autor do livro O Eneagrama em União; é criador e escritor do blog eneagramaeinfancia.com

No paraty Yoga Festival André apresentará duas oficinas:

Oficina 1: O Eneagrama e a Unidade do Ser

O Eneagrama é um mapa de consciência milenar. Ele revela como o Ser da nossa essência vasta e ampla se manifesta na existência por meio de nove forças principais. Ele nos ajuda a compreender o nosso jeito de Ser e como utilizamos nossos dons nas relações com as outras pessoas e o mundo. Desta maneira mostra os limites que esbarramos quando estamos presos em padrões de personalidade e as infinitas possibilidades que temos quando orientamos nossa consciência para a unidade. Nesta oficina, faremos uma experiência de compreender e vivenciar os nove traços do Eneagrama (nove formas de sentir, pensar e agir) e como eles podem ser nove caminhos saudáveis para atender as necessidades da essência ou nove aprisionamentos em estratégias distorcidas de personalidade.

Oficina 2: Educando Crianças com o Eneagrama

O mapa de consciência do Eneagrama aponta caminhos para um cuidado integral com a infância. Ele revela os potenciais e limites que nós adultos e as crianças podemos nos deparar no processo de educar e aprender. Nesta oficina, compreenderemos como o Eneagrama pode nos ajudar a educar/aprender a Ser, Conviver, Conhecer e Fazer. Vivenciaremos como cada um dos nove traços (nove jeitos de ser) descritos pelo Eneagrama podem ser manifestados por pais e filhos, educadores e aprendizes, de uma maneira saudável (expressando dons da Essência) ou desequilibrada (nos aprisionando em comportamentos repetitivos e distorcidos). Será uma oportunidade de mergulharmos em nossa humanidade como adultos para despertarmos a consciência de unidade necessária para ajudar as crianças de nossas vidas a serem mais felizes e plenas.

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Eneagrama

Eneagrama significa “figura de nove pontas” e faz referência a nove formas básicas de manifestação da realidade. No âmbito psicológico, parte da idéia de que existem nove padrões de sentir, pensar e agir típicos que caracterizam nove traços básicos de personalidade. No âmbito espiritual, refere-se aos nove dons da essência humana que promovem a transformação da personalidade.

Partindo disto, não desconsidera a complexidade do ser humano, o enquadrando numa caracterização fechada e rígida, pois essas nove formas de estar no mundo inter-relacionam-se dinamicamente. Apenas afirma que toda pessoa tem uma personalidade que norteia suas ações e que conhecê-la pode ajudá-la a ser mais livre em suas escolhas e decisões.

Desta maneira, trata-se de um sistema eficiente, que auxilia a descobrir como a pessoa se comporta, as atitudes que tem e como modificar essas atitudes e esse jeito de se comportar que se manifestam constantemente nas situações cotidianas: pessoais (nas relações afetivas com outras pessoas) ou profissionais (nas relações profissionais com outras pessoas).

 

 

Tracejdo Bolinha